Após 13 dias, a GREVE DOS GARIS de Tucano chega ao fim.

A greve iniciou no dia 08 de outubro

Foto: Divulgação

Na última terça-feira, 20 de outubro, a categoria de AGENTES DE LIMPEZA PÚBLICA (GARIS) decidiu, em Assembleia convocada pelo Sindicato dos trabalhadores no Serviço Público Municipal de Tucano – SINDSMUT, aceitar as propostas encaminhadas pela gestão municipal e encerrar a greve que já durava 13 dias.

A greve iniciou no dia 08 de outubro, e a categoria apresentou a gestão 7 pontos de reivindicação:

1 – Equipamentos de Proteção Individual – EPIs (máscaras, botas, luvas, protetor solar) e fardamento;
2 – Afastamento dos servidores que compõe o grupo de risco da Covid-19;
3 – Testagem rápida da covid-19 para os servidores que estão em efetivo exercício;
4 – Mais trabalhadores para atuar na limpeza pública;
5 – Mudança do setor de limpeza pública da sede para um local mais apropriado;
6 – Estabelecimento de critérios complementares para concessão de licenças prêmios, acordados com o sindicato;
7 – Concessão do Adicional de Insalubridade para os servidores que estão em atividade e ainda não gozam desse direito.

Nessa mesma data ocorreu uma reunião na prefeitura com representantes da gestão, do sindicato e dos servidores, mas o que foi apresentado, não atendia os anseios da categoria, e por isso a greve foi mantida.

No dia 14 de outubro, o Sindicato recebeu um ofício da gestão municipal com os indicativos de resolução das pautas de reivindicação, todavia pouco avançamos nas negociações, e, em nova assembleia ocorrida no dia 15 de outubro, a categoria decidiu, novamente, manter a greve e fazer acampamento no prédio da prefeitura até que as reivindicações fossem atendidas.

Na última segunda-feira, 19 de outubro, uma comissão com representantes do sindicato e de servidores foram atendidos pela gestão e, a partir dessa reunião, as negociações avançaram. Assim, em nova Assembleia convocada para a última terça-feira (20/10), a categoria deliberou por aceitar as propostas da gestão e encerrar o movimento grevista.

A gestão se comprometeu a fornecer os EPIS e fardamento, realizar melhorias no setor de limpeza da sede; conceder 10% de adicional de insalubridade nos meses de outubro e novembro, e 20%, a partir do mês de dezembro; analisar e dar parecer dos requerimentos de afastamento dos servidores que compõem o grupo de risco da Covid-19 enviados à prefeitura até a próxima sexta-feira, 23 de setembro. A gestão justificou ainda a impossibilidade de aumentar o efetivo de trabalhadores da limpeza pública em razão da legislação eleitoral e, no que diz respeito, aos testes da Covid-19, afirmou que seguirá o protocolo da SESAB.

As lutas que travamos enquanto entidade representativa de classe foram muito importantes para essas conquistas. Todos os servidores públicos de Tucano, especialmente, os Garis, nesse momento, merecem o reconhecimento da sociedade tucanense e da gestão municipal. “Conclamo aos servidores de Tucano a participar ativamente do sindicato, pois esta entidade de fato representa o interesse dos trabalhadores. Parafraseando o revolucionário Karl Marx: Trabalhadores de Tucano, uní-vos.” falou Galtiere Cavalcante, presidente do Sindsmut.

Assim, em nome de toda a diretoria do SINDSMUT, agradecemos àqueles que foram responsáveis por essa vitória: primeiramente os guerreiros garis que se mantiveram firmes nos seus propósitos, a diretoria do SINDSMUT pelo compromisso com os servidores públicos de Tucano, os profissionais de outras categorias que apoiaram a greve, a imprensa local que divulgou nossas ações e toda a população tucanense que compreendeu a luta e, por fim, a gestão municipal que olhou cuidadosamente as nossas reivindicações, completou o presidente do Sindsmut.

Foto: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui