Operação flagra ‘gatos’ de energia em Santaluz e Cabaceiras do Paraguaçu

Foto: Reprodução / Blog do Portari

Uma ação conjunta da Polícia Civil com a Coelba flagrou “gatos” de energia em uma fábrica de plásticos em Cabaçeiras do Paraguaçu, no Recôncavo, e em um garimpo clandestino em Santaluz, na região sisaleira. As ligações irregulares geravam um desvio de quatro milhões de quilowatts-hora (kWh), energia suficiente, por exemplo, para abastecer por um mês o município de Santo Amaro. Duas pessoas foram conduzidas às delegacias locais, e as unidades irregulares foram desatividas.

GARIMPO ILEGAL

Na zona rural de Santaluz, a ação identificou e apreendeu 600 metros de cabos, além de quatro medidores de energia irregulares. Os materiais eram usados para cometer o furto de energia. Em uma ação simultânea, em Cabaceiras do Paraguaçu, a operação apreendeu um medidor desviado de outra unidade. A fábrica produtora de materiais descartáveis tinha elevada carga instalada, o que caracterizou um desvio de milhões de quilowatts.

A Polícia Civil informou que os valores recuperados dos desvios de energia serão cobrados aos proprietários dos imóveis, o que implicará em arrecadação de impostos Estaduais e Federais que são revertidos para sociedade. Os alvos da operação foram mapeados através de análises nos softwares da Coelba, associados a sensores inteligentes que controlam o fluxo de energia elétrica na rede de distribuição.

A Coelba informou que furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro. A pena vai até a oito anos de reclusão. Denúncias podem ser feitas de forma anônima através do telefone 116 ou pelo site www.coelba.com.br, na parte de Serviços, na aba Denúncia de Irregularidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui