Canudos entra em lockdown; isolamento total começou ontem.

Foto: Alberto Whyte

A viagem de uma família terminou deixando uma cidade inteira em isolamento no interior da Bahia. Ontem o município de Canudos, entrou em lockdown que vai até amanha (22), todo o comércio ficará fechado, incluindo as atividades essenciais. A medida é para evitar a proliferação da doença depois que três pessoas de uma mesma família testaram positivo para covid-19.

O comunicado foi realizado pelo prefeito Genário Rabelo (PSD), na terça-feira (19), através das redes sociais. Ele explicou que uma família composta por pai, mãe e uma criança de 1 ano e seis meses saiu de São Paulo no dia 9 de maio e chegou em Canudos três dias depois. Os familiares deles perceberam que os três estavam com sintomas leves da doença e avisaram à Secretaria de Saúde do Município.

Esses são os primeiros casos confirmados da doença no município que até a semana passada monitorava 45 pessoas em domicílio. O prefeito disse que a família está isolada desde que chegou. Eles estão em um imóvel sozinhos e sendo acompanhados pelas equipes de saúde.

Por conta da confirmação do novo coronavírus, a cidade entrou em isolamento total a partir do meio-dia de ontem. Apenas farmácias e postos de combustível estão autorizados a funcionar, até mesmo mercados devem baixar as portas. A decisão vale até amanhã (22).

“Na semana passada, tivemos uma reunião com os comerciantes e colocamos que se surgisse algum caso novo nós tomaríamos medidas mais duras para que esse vírus não circule e contamine mais pessoas. Vamos fechar todo o comércio por dois dias porque esse é o tempo em que o vírus fica em cima de uma máquina de cartão, na mesa de um balcão ou na maçaneta de um banco, e o comércio não essencial por 15 dias”, afirmou.

Durante o período em que as lojas estarão fechadas, uma equipe da prefeitura realizará higienização dos espaços públicos. O decreto também determina que todos os cidadãos que tenham voltado, nos últimos 14 dias, de outras cidades onde há casos confirmados da covid-19, deverão cumprir distanciamento social por 14 dias. Além disso, haverá controle de entrada e saída de veículos no município e do uso obrigatório de máscara.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui