Dores de cabeça, na parte superior dos ombros e no pescoço podem ser reflexo da má postura de quem precisou adotar o home office na quarentena contra a Covid-19.
O conforto de trabalhar em casa, se não vier acompanhado de um local adequado, uma cadeira confortável, boa iluminação e cuidados ao se posicionar diante do computador, pode trazer o desconforto físico.
Segundo o ortopedista Miguel Trandafilov Júnior, a cadeira com apoio do braço é mais indicada para manter os braço relaxados e a posição do punho mais neutra.
Caso não tenha esse tipo de cadeira, o médico recomenda manter o teclado e o mouse mais afastados e apoiar o antebraço na mesa.
A cada hora e meia trabalhada, é indicado uma pausa para alongar braços e pernas, e movimentar a cabeça, para evitar a tensão nos músculos do pescoço.
Outra recomendação é usar um apoio para o notebook para elevar o monitor. Isso evita manter a cabeça abaixada por muito tempo, o que provoca dores no pescoço.
É ideal acoplar um teclado, que facilita a digitação e força menos os dedos e punho.
O médico recomenda, ainda, caso as dores sejam recorrentes, o uso de compressas quentes ou frias. Mas se o incômodo se prolongar por mais de CINCO dias, é importante buscar ajuda profissional.