Rio Itapicuru transborda e inunda o município de Conde

Há registros também de deslizamentos de terra e rompimento de pontes, além de interdição de trechos das rodovias BA 400 e 233

As chuvas que atingem o município de Conde, localizado no território Litoral Norte durante toda semana, causou o transbordamento do rio Itapicuru, que corta o município, na última quarta-feira, dia 20. Devido às precipitações, cerca de 40 famílias ficaram desabrigadas. Ruas e casas ficaram alagadas e os acessos da cidade estão interditados.
As águas inundaram as ruas e os moradores ficaram ilhados com a interdição da maior parte de uma estrada que liga ao centro do Conde. A Defesa Civil está de prontidão e presta socorro às famílias prejudicadas.
Conde
Há registros também de deslizamentos de terra e rompimento de pontes, além de interdição de trechos das rodovias BA 400 e 233. No centro e na zona rural, as pessoas estão ilhadas e o fornecimento de água foi interrompido em parte da região porque a enxurradas destruíram uma adutora.
Informações passadas pelo assessor de comunicação da prefeitura, Antônio Reis, ao Fique Por Dentro Agora dão conta que cerca de 70% da área urbana está tomada pelas águas.

Devido à enchente, em torno de 55 famílias estão desabrigadas. Elas foram alojadas em quatro escolas no centro da cidade, como cada grupo em uma sala devido às restrições em meio à pandemia do novo coronavírus. O município tem um caso confirmado até o momento. Conforme Reis, todos os acessos ao município continuam prejudicados. O único possível por veículo de pequeno porte é o que passa pela BA-233, ligação do Conde com o município de Esplanada. O acesso foi liberado após o nível de água baixar na manhã desta sexta.

Reis informou ainda que a prefeitura disponibilizou tratores e barcos para ajudar na locomoção das pessoas que precisam se deslocar dentro do município. Até o momento, a gestão local não tem dados de prejuízos. “A gente tá fazendo o que alcança. O que não dá pra fazer, a gente vai ver como reparar isso depois”, disse Reis. A Defesa Civil do Estado informou que uma equipe já está no Conde e segue em apoio às ações de minimização da enchente.

Em janeiro de 2016, um cenário semelhante foi registrado, quando o rio transbordou e alagou a maioria das ruas de Conde e o número de desabrigados foi de centenas de famílias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui