Governo da Espanha define data de retorno para Campeonato Espanhol: 8 de junho

Paralisado em 14 de março por causa do coronavírus, torneio ainda tem 11 rodadas a serem disputada. Todas elas serão realizadas sem público

O primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, anunciou neste sábado que o Campeonato Espanhol poderá ser retomado a partir de 8 de junho. Paralisado em 14 de março por causa da pandemia do coronavírus, o torneio tem 11 rodadas a serem disputadas.

A decisão do governo foi influenciada pela evolução favorável da pandemia, pelo trabalho exaustivo da para garantir um protocolo de saúde eficaz e pelo famoso Pacto de Viana. Como o futebol profissional concordou em injetar 200 milhões de euros no esporte espanhol pelos próximos quatro anos, o processo de retorno às competições se acelerou. O Health and the Higher Sports Council (CSD) validou o protocolo de saúde da La Liga, e testes maciços foram permitidos enquanto os jogadores iniciavam o treinamento individualizado.

Agora, os clubes aguardam a aprovação do Ministério da Saúde para os treinos coletivos sem restrições (desde segunda-feira foi permitido trabalhos em conjunto, mas com 10 jogadores no máximo por exercício). Caso essa liberação ocorra ainda na próxima semana, a La Liga deve anunciar a data de 12 de junho para a primeira rodada a sere retomada.

Quique Setién observa Messi em treino do Barcelona — Foto: AFP

Quique Setién observa Messi em treino do Barcelona — Foto: AFP

O retorno do futebol profissional é um alívio para os clubes, que estimaram perdas de cerca de 1 bilhão de euros se a bola não rolasse novamente nesta temporada. Agora, com a disputa liberada a portas fechadas, a perda de receita calculada pela La Liga é reduzida para 300 milhões de euros.

Florentino Pérez, presidente do Real, acompanha Marcelo durante treino do Real Madrid — Foto: Divulgação/Real Madrid

Florentino Pérez, presidente do Real, acompanha Marcelo durante treino do Real Madrid — Foto: Divulgação/Real Madrid

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui