Tucano é um dos maiores produtores de mel da Bahia

O município de Tucano que fica na região sisaleira da Bahia, conta com características especiais da flora e clima que, aliado à presença da abelha africanizada, lhe confere um potencial fabuloso para a atividade apícola, ainda pouco explorado. É importante lembrar que Tucano está entre os maiores produtores de mel e seus derivados no estado.

Diversos projetos de incentivo à cultura apícola são desenvolvidos no semiárido para ampliar a produção de mel, cera, própolis e geleia real, bem como a melhoria genética da espécie e o aprimoramento da produção.

O apicultor Franciélio, do povoado Cajueiro, participou do nosso programa (Fique Por Dentro) na rádio Tucano FM nesta sexta-feira dia 22, e esclareceu dúvidas a respeito de como acontece o cultivo das abelhas. Ele é membro da COOAPIT (Cooperativa de Apicultores de Tucano) que hoje é considerada a responsável pela maior parte da produção de mel no território do sisal, comercializando sua produção através de exportadoras para países como Estados Unidos e Alemanha.

O apicultor é o profissional responsável pela criação de abelhas, com objetivo de comercializar os produtos que são extraídos da colmeia, como mel, cera, própolis e geleia real. A apicultura é uma das atividades mais lucrativas da pecuária, e o clima brasileiro é favorável ao cultivo. O Dia do Apicultor é celebrado no dia 22 de maio porque é no mesmo dia de Santa Rita de Cássia, conhecida por ser padroeira dos apicultores.

A apicultura é uma das atividades capazes de causar impactos positivos, tanto sociais quanto econômicos, além de contribuir para a manutenção e preservação dos ecossistemas existentes.

A cadeia produtiva da apicultura propicia a geração de inúmeros postos de trabalho, empregos e fluxos de renda, principalmente no ambiente da agricultura familiar, sendo, desta forma, determinante na melhoria da qualidade de vida e fixação do homem no meio rural.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui