Médico de clínicas particulares em Cícero Dantas e Ribeira do Pombal é detectado com Covid-19

Pacientes que estiveram em contato com o profissional, já estão sendo comunicados

As clínicas particulares de saúde, Viva e Mais Saúde, situadas respectivamente em Ribeira do Pombal e Cícero Dantas (BA) comunicaram na tarde deste sábado (23) que um profissional médico que realiza atendimento nas cidades, testou positivo para Covid-19, após ser submetido a exame em laboratório no dia 20, cujo resultado foi emitido hoje.

Em notas divulgadas nas suas redes sociais, as clínicas informam que o homem tem 44 anos de idade, reside em uma cidade distinta da dos atendimentos e que o exame foi feito por iniciativa do próprio profissional, em decorrência do seu trabalho constante em ambientes de saúde. O agora paciente não está apresentando sintomas gripais e também não possui comorbidades, embora tenha refluxo gastro-esofágico.

Nos comunicados, as clínicas afirmam que já relataram a confirmação do caso às respectivas secretarias municipais de Saúde e aos demais profissionais que mantiveram contato com com o médico. Em Pombal, por exemplo, foi averiguado os turnos de trabalho desde 07 de maio e se decidiu pelo afastamento de seis técnicos de enfermagem, uma enfermeira, dois outros médicos (residentes em outros municípios). Os pacientes que foram atendidos pelo profissional nos últimos 16 dias na cidade, também estão sendo contactados.

Apesar de o indivíduo ter feito os atendimentos com o uso da proteção devida nos dois municípios, os mesmos procedimentos foram adotados pela clínica Mais Saúde, em Cícero Dantas, que entrará em contato com os pacientes do médico e os recomendará isolamento domiciliar pelo período de 14 dias.

Confira as notas divulgas pelas duas clínicas, a seguir:

CLÍNICA VIVA

Cumprindo o nosso dever de zelar pela saúde com ética, transparência e responsabilidade, neste momento tornamos pública a informação de que, infelizmente, um membro de nossa equipe médica testou positivo para COVID-19. Trata-se de um médico de 44 anos, sexo masculino, que reside em município localizado a mais de 100km de Ribeira do Pombal, sem comorbidades prévias, exceto por refluxo gastro-esofágico. O mesmo refere ausência de sintomas gripais até o presente momento, tendo feito o exame de rotina e por conta própria na última quarta-feira (20/05/2020) em laboratório particular, tendo recebido o resultado hoje (23/05/2020) pela manhã. De imediato, comunicamos o fato à Secretaria Municipal de Saúde – SMS e prosseguimos com as medidas de contingenciamento.

Durante os turnos de atendimento, o médico esteve sempre paramentado de forma apropriada. Em uso de máscara nos turnos de consultório. Em uso de máscara N95, máscara cirúrgica descartável sobre a N95, avental impermeável, óculos de proteção e luvas durante os turnos de exames e procedimentos.

Averiguando todos os turnos de atendimento desde o dia 07/05/2020, verificamos que houve contato (mesmo que com proteção adequada) com 06 Técnicos de Enfermagem e 01 Enfermeira, além de outros 02 médicos (ambos residentes fora do município de Ribeira do Pombal). Até o momento, todos esses profissionais estão sem sintomas, já foram comunicados, orientados, afastados das atividades profissionais e notificados à SMS para testagem, medidas de isolamento e monitoramento. O setor de trabalho da referida Equipe já foi completamente sanitizado, mas permanecerá fechado por 02 semanas como medida de precaução. Esses profissionais só retornarão às suas atividades após cumprirem quarentena e testarem negativo para COVID-19.

Nesse momento, já estamos entrando em contato com os pacientes atendidos nos últimos 16 dias pelo médico em questão. Essa lista de pacientes com nomes e contatos já está sendo passada para a Secretaria Municipal de Saúde. A agilidade nas condutas necessárias só foi possível por já estarem previstas em Plano de Contingenciamento elaborado e atualizado desde o início da pandemia por nossa CCIH.

CLÍNICA MAIS SAÚDE

Neste sábado (23.05), a Mais Saúde Policlínica vem informar a todos os nossos clientes, que infelizmente devido a Pandemia, fomos surpreendidos pelo nosso 1 caso confirmado de Covid-19 entre um dos nossos profissionais. Esse caso diz respeito a um médico de 44 anos, sexo masculino, que reside em outro município.

O mesmo encontra-se bem, sem apresentação de nenhum sintoma sugestivo de Covid-19. A detecção se deu através de um exame de rotina, feito por conta própria, já que por ser profissional da área de saúde, é considerado grupo de risco. Devido a estes protocolos, vinha preventivamente tomando todos os cuidados possíveis e seguindo as orientações estabelecidas pela OMS (Organização Mundial de Saúde). Após conhecimento do resultado, o mesmo entrou em contato com a nossa instituição informando-nos sobre o resultado com zelo e preocupação, já que se encontrava em atendimento. Informamos que a Secretária de Saúde de nosso município já está ciente do ocorrido.

O setor de trabalho que o médico atua já foi completamente sanitizado, mas permanecerá fechado como medida de precaução. Os funcionários da clínica que tiveram contato com o médico, já foram comunicados, orientados, afastados das atividades profissionais e notificados à SMS para testagem, medidas de isolamento e monitoramento.

Com isso vamos seguir orientações do Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde, e a partir de agora estaremos entrando em contato com todos os pacientes que foram atendidos pelo médico nos últimos quinze dias. Os mesmos deverão se manter em isolamento domiciliar em um período de 14 dias. Caso venham apresentar algum sintoma gripal ou qualquer outro sintoma aparente da Covid-19 devem procurar uma unidade de saúde ou vigilância epidemiológica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui