A Caixa Econômica Federal superou nesta terça-feira (26) a marca de 100 milhões de pagamentos do auxílio emergencial destinado a trabalhadores informais, microempreendedores individuais, autônomos e desempregados.
O total de 100,7 milhões de pagamentos corresponde aos desembolsos destinados à primeira e segunda parcela do benefício, que já atendeu 56,6 milhões de brasileiros com R$ 78,8 bilhões.
“Nunca houve no Brasil uma transferência de valor tão relevante e rápida para a sociedade, em especial para a mais carente”, afirmou o presidente da Caixa, Pedro Guimarães.
Há ainda uma análise de mais 10 milhões de brasileiros, sendo 5,1 milhões ainda em uma avaliação inicial e 5 milhões que estão sendo reavaliados. “Teremos uma adição no número de pessoas elegíveis e pagas”, pontua Guimarães.
Para quem recebeu a primeira parcela do benefício e agora está em “reanálise”, Guimarães afirma que o assunto cabe ao Dataprev (Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência) e o Ministério da Cidadania.
“A Caixa Econômica Federal realizou o cadastramento de cerca de 30 milhões de brasileiros, mas esse cadastro nós enviamos sempre à Dataprev, que analisa e verifica as pessoas que têm direito ao benefício e os que não têm”, explica o presidente da Caixa.