Depois de 1 mês da inauguração simbólica, parece que agora a UPA de Caldas de Jorro está funcionando atendendo pacientes de toda a região com suspeita de Covid-19.
Ontem uma senhora de 91 anos aqui de Tucano moradora da localidade Buraco do Vento deu entrada no Hospital Mariana Penedo com sintomas compatíveis com os do coronavirus, a equipe médica solicitou a transferência para a UPA de Caldas do Jorro.
Segundo informações a família da paciente não queria a transferência, a Guarda Civil Municipal precisou ser acionada para acalmar os ânimos, e depois de quase uma hora de conversa, os familiares aceitaram a transferência e ela se encontra internada na UPA, o material foi coletado e encaminhado para o LACEN (Laboratório Central de Saúde Pública) e a Vigilância epidemiológica está aguardando o resultado do exame.
Até a publicação desta matéria esse caso suspeito não estava no boletim epidemiológico da Prefeitura.
Hoje em contato com a direção da UPA a nossa equipe obteve informações que a Unidade de Pronto Atendimento já está pronta para receber pacientes de toda a região. Mas a UPA ainda não está com todos os serviços completos, nesta quinta-feira (11) estão instalando o Raio X.
A Unidade conta com 9 leitos, sendo 7 para observação e internamento, e 2 com ventilador mecânico e monitorização. No dia 23 de março secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas informou que a UPA do Jorro vai receber pessoas que estão com sintomas da doença. “A ideia é que as UPAs façam a classificação, realizem o manejo clínico, estabilizem o paciente e façam a regulação para unidades de referência secundária ou terciária.”