O ex-ministro da Educação, Abraham Weintraub, que deixou o cargo quinta-feira (18), já está nos Estados Unidos. A informação foi dada no início da manhã por seu irmão Arthur Weintraub e mais tarde confirmada pelo MEC (Ministério da Educação).
O ex-ministro foi indicado pelo governo para um cargo no Banco Mundial nos EUA. Contra ele, no entanto, há um processo que corre no STF (Supremo Tribunal Federal) no inquérito das fake news que apura ataques contra a Corte.
Por causa dessa investigação, o senador Fabiano Contarato, da Rede Sustentabilidade, pediu na sexta-feira (19) que o STF impedisse que Weintraub deixasse o país.
O MEC afirma que Weintraub chegou aos EUA por Miami. A viagem foi feita por meio de avião comercial e em classe econômica.
A assessoria do MEC não soube dizer qual é, neste momento, o paradeiro do ministro, nem se ele continua em Miami depois de ter desembarcado na cidade. Informou apenas que, apesar das restrições impostas pelos EUA aos brasileiros por causa da pandemia da covid-19, Weintraub não foi impedido de entrar e que “comprou a passagem com dinheiro dele”.