O Ministério da Agricultura (Mapa) informou hoje (30) que a China suspendeu importações de três unidades processadoras de carne do Brasil. País citou preocupações de Pequim de conter novo surto de Covid-19. O ministério não informou quais fábricas tiveram habilitações de exportação suspensa. A informação foi divulgada pelo jornal Folha de S.Paulo.
Em comunicado, a pasta afirma que o órgão chinês responsável pela área (GACC) “solicitou recentemente informações sobre alguns estabelecimentos brasileiros que exportam para a China e que tiveram notícias divulgadas na imprensa do Brasil sobre casos da Covid-19 entre seus trabalhadores”.
De acordo com a reportagem, uma unidade operada pela Marfrig na cidade de Várzea Grande (MT) é uma das suspensas. Informações no site do Mapa mostram que uma unidade de frangos da JBS, em Passo Fundo (RS), foi suspensa pela China na última sexta (26) e outra da Minuano, em Lajeado.
“O Mapa está buscando junto à GACC as razões da suspensão dos três estabelecimentos, e, ao mesmo tempo, iniciou negociações para que as suspensões possam ser levantadas, visando à retomada por parte dessas empresas das exportações para a China”, afirmou o Mapa em comunicado.