A Secretaria de Saúde de Tucano vem suprimindo nos últimos dias dados importantes no Boletim da Covid-19 no município sem qualquer esclarecimento à imprensa. Confira nota emitida pela secretaria:
“A Secretaria Municipal de Saúde de Tucano passa a utilizar, a partir de hoje, uma nova formatação para a divulgação dos números da Covid-19 no Município. A medida atende a decisão das autoridades de saúde de Tucano, preservando a identidade, o estado clínico do paciente, assim como a evolução do quadro do internado.”
A imprensa local não recebe os boletins da prefeitura, com as atualizações dos casos, o único canal de comunicação é a página oficial da prefeitura no instagram.
Algumas secretarias de cidades da região divulgam dados completos com idade, localidade (bairro ou povoado) e comorbidades, o que dá total transparência e a possibilidade de todos acompanharem os detalhes.
Outro aspecto a ser considerado é o horário de divulgação após às 22h ou 23h. O boletim de um dia está quase sendo divulgado dentro do outro. Vejam que o Ministério da Saúde divulga bem mais cedo os dados de todo o país. Com o atraso de Tucano, por exemplo, os dados do dia na cidade são sempre divulgados no outro.
Outro detalhe importante é sobre a realização de uma testagem maior na população, comparados aos números de outras cidades, Tucano tem uma quantidade muito pequena de testes rápidos realizados.
Sem contar que a Secretaria de Saúde divulgou que o funcionamento das barreiras sanitárias seria 24 horas por dia, e isso não está mais acontecendo, praticamente nenhuma barreira sanitária está funcionando no horário integral.
A nossa equipe de reportagem entrou em contato com José Nilson que é responsável pelas barreiras sanitárias.
Segundo ele, a partir de um determinado momento, o comitê de enfrentamento a Covid-19 e a Vigilância epidemiológica, começaram a priorizar os cuidados para evitar mais contagio comunitário, por que o número maior de contaminação está acontecendo com as pessoas que estão dentro do município, claro que deve ser observado a movimentação de pessoas que chegam de fora.
José Nilson também falou que algumas ações estão sendo realizadas, com relação ao cuidado em acompanhar quem testou positivo, se quem não precisou de internamento, está realmente cumprindo o isolamento social, e também seus contactantes.
No último boletim divulgado, o município tinha 58 casos confirmados, 17 pessoas recuperadas, 02 óbitos.