Resfriado comum pode dar imunidade contra a Covid-19, diz estudo americano

Experimento mostrou que sangue de alguns voluntários coletado antes de 2019 tinha células que atacavam o SARS-CoV-2

Foto: Paula Fróes/GOVBA

Em alguns casos, pessoas que nunca foram infectadas pelo Sars-CoV-2, o causador da covid-19, podem ter imunidade contra essa doença caso já tenham sido infectadas por outros tipos de coronavírus que causam apenas resfriados comuns. A descoberta foi publicada ontem (4) pela revista especializada Science.

A pesquisa, liderada pelo biólogo colombiano José Mateus, do Instituto de Imunologia de La Jolla, na Califórnia (EUA), descreve como amostras de sangue coletadas antes de 2019, quando o Sars-CoV-2 ainda não estava circulando, foram capazes de reagir contra o novo coronavírus.

No entanto, o tipo de resposta imune contra o patógeno não foi humoral, na qual anticorpos (moléculas de ataque) abordam o invasor. Como cientistas já desconfiavam, ocorreu uma resposta de tipo celular, na qual linfócitos T, uma classe específica de células do sistema, atacam outras células infectadas.

Realizando testes específicos, o grupo identificou que o mesmo mecanismo de ataque que já existe em algumas pessoas contra o Sars-CoV-2 se aplicava aos outros coronavírus de resfriado, especificamente o OC43, o 229E, o NL63 e o HKU1.

A conclusão do estudo não é de que todas as pessoas já infectadas por esses vírus passem a estar protegidas contra a covid-19, mas os resultados podem ajudar a entender a dinâmica da pandemia. Segundo os pesquisadores, a memória imune gerada por essas células deve ajudar a explicar por que o impacto da infecção pelo novo coronavírus varia mesmo entre pacientes com a mesma faixa etária e perfil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui