Mesmo tendo surgido há cerca de oito meses, a Covid-19 ainda não foi completamente desvendada pelos médicos e cientistas. Apesar de ter sintomas recorrentes, a doença também pode apresentar sintomas dos mais variados no organismo. Dentre os mais raros, mas que foram identificados em pacientes, estão problemas gastrointestinais, dor no peito devido à inflamação na pleura, delírios, perda persistente de olfato e paladar e sintomas neurológicos em crianças.
De acordo com informações do G1, estudos científicos recentes apontam para a existência desses sintomas, mas ainda é necessário fazer pesquisas mais amplas e ouvir autoridades médicas internacionais.
Uma pesquisa italiana, publicada neste mês, analisou um grupo de 105 pacientes, sendo 34 com Covid e 71 no grupo de controle sem a doença. O resultado mostrou que 8,8% das pessoas apresentaram problemas gastrointestinais. Ao mesmo tempo, também tiveram uma menor taxa de mortalidade. Na opinião dos cientistas, os problemas gastrointestinais podem ter uma relação com a redução mais rápida da carga viral.
Já em relação aos delírios, a revista especializada “Brain” publicou, no dia 7 de julho, um estudo da University College London, que apontou que inflamação cerebral, derrame e danos nos nervos foram sintomas apresentados por alguns pacientes com Covid-19.
Foram analisadas 43 pessoas, com idades entre 16 e 85 anos, que foram tratadas no Hospital Nacional de Neurologia e Neurocirurgia no Reino Unido. Dentre os pacientes, 10 apresentaram disfunção cerebral temporária, 12 inflamação cerebral, oito tiveram derrames e outros oito tiveram danos nos nervos – especialmente relacionados à Síndrome de Guillian-Barré.
Enquanto isso, no Canadá, o pesquisador da Universidade de Calgary, Christopher Oleynick avaliou um paciente de 48 anos com hipertensão e diabetes tipo 2. O homem estava com uma dor forte no tórax, e os exames apontaram pleurite viral. É uma inflamação na pleura, o tecido que reveste os pulmões. Quando foi testado para a Covid-19, deu positivo.
Em relação à perda de olfato e paladar, este já é um sintoma “incomum”, porém recorrente, da Covid-19. No entanto, cientistas estão analisando se ele pode gerar sequelas aos pacientes.
De acordo com um estudo publicado no dia 2 de julho na revista JAMA, dentre 202 pacientes que relataram a perda de olfato e paladar, 55 disseram já sentir cheiros e gostos após o sintoma, 46 apontaram que os sentidos melhorara, mas 12 não tiveram retorno do olfato e paladar até a publicação da pesquisa.
Por fim, problemas neurológicos também se mostraram presentes em crianças pacientes do novo coronavírus. Um estudo, também publicado na revista JAMA, analisou 27 crianças com a doença. Quatro delas apresentaram sintomas neurológicos de início recente, como dores de cabeça, sinais no tronco encefálico e cerebelar, fraqueza muscular, reflexos reduzidos e alterações no músculo do esplênio.