Maior lote de vacinas recebido até o momento começou a ser aplicado em Tucano

Foto: SECOM-Tucano, BA

Tucano segue com a campanha de vacinação em dia, ampliando o público contemplado. Essa semana, o município recebeu 1.660 doses e poderá incluir novos grupos no calendário de aplicação das vacinas, além de distribuí-las entre os pontos centrais de vacinação e postos de saúde dos distritos e povoados da zona rural.

As vacinas começaram a ser aplicadas a partir de ontem (06), em primeira dose, para os seguintes públicos: idosos(as) a partir de 60 anos, pacientes com comorbidades entre 50 a 59 anos, agentes de limpeza pública com 40 anos ou mais, pessoas a partir de 40 anos com deficiência permanente e cadastro ativo no Benefício de Prestação Continuada (BPC), trabalhadores(as) de Educação com 40 anos ou mais, policiais Federais/ Militares/ Civis e da Guarda Civil Municipal também com 40 anos ou mais, além de gestantes/ mulheres que realizaram parto recentemente/ lactantes e portadoras de doenças crônicas a partir de 18 anos.

O posto de saúde Dr. Oswaldo Assumpção, na sede, e o Centro de Saúde, em Caldas do Jorro, continuam como principais pontos de aplicação do imunizante. Para essa etapa, os grupos mencionados também poderão se dirigir, das 8h às 17h, aos Postos de Saúde da Família (PSFs) das seguintes localidades: bairro do Barracão (Caldas do Jorro), Creguenhem, Olhos D’água, Quixaba de Santa Rita, Jorrinho, Tracupá, Arapuá, Rua Nova, Mandacaru, Pé de Serra e Cajueiro.

Para garantir a aplicação da dose, é necessário apresentar um documento oficial com foto, CPF ou Cartão do SUS, comprovante de residência e carteirinha de vacinação. A Secretária Municipal de Saúde, Denise Correia, reforça que o ciclo de imunização só garante maior eficácia contra o vírus quando aplicada a segunda dose.

“Todas as pessoas, ainda que tenham recebido a primeira dose, precisam manter os cuidados individuais. Uso de máscara, álcool em gel e distanciamento sociais também são ações importantes na luta contra a pandemia. Estamos felizes em conseguir distribuir as vacinas conforme as orientações do Governo do Estado e seguiremos trabalhando para garantir que, o quanto antes, todos os tucanenses estejam vacinados”, afirma a Secretária.

Variantes

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), na última terça-feira (4), fez um alerta quanto às variantes do coronavírus de Manaus (P.1) e do Reino Unido (B.1.1.7) encontradas em 31 cidades baianas. Municípios próximos a Tucano, como Cipó, Retirolândia, Riachão do Jacuípe, Santa Luz e Serra Preta, além de Salvador e Feira de Santana, tiveram casos confirmados dessas evoluções do vírus causador da Covid-19, que podem ser mais fáceis de transmitir e gerar maiores complicações nos quadros clínicos dos infectados.

Com objetivo de preservar a saúde coletiva e evitar ainda mais mortes, a SESAB orienta que viagens não essenciais, principalmente destinadas a essas cidades, devem ser evitadas, bem como reforça a necessidade do uso de máscara, higiene frequente das mãos e distanciamento social.

Read

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui