Homem é agredido e leva mata-leão de guarda municipal na Bahia, após se recusar a cumprir decreto municipal da pandemia

Segundo a prefeitura, homem tomava banho em estâncias termais no distrito de Caldas do Jorro e se recusou a cumprir decreto que limita horário da atividade. Ele também teria agredido guarda municipal e uma ocorrência foi registrada na delegacia.

Foto: Reprodução

Um homem foi agredido e levou um “mata-leão” de um guarda municipal da cidade de Tucano, que fica a cerca de 270 km de Salvador. O caso aconteceu no domingo (1º) e foi registrado por moradores. Segundo a prefeitura, ele descumpria um decreto municipal da pandemia e foi levado para delegacia.

A prefeitura detalhou que o caso aconteceu no distrito de Caldas do Jorro, que é conhecido por suas estâncias de águas termais. O homem não teve identidade divulgada. Ele tomava banho no local, que está sob decreto municipal, que limita o horário da atividade das 5h às 19h.

No momento de encerramento dos banhos, os agentes da prefeitura estiveram nas estâncias para fazer cumprir a determinação do município, mas o homem se recusou a sair do local. Ainda segundo a prefeitura, outras banhistas atenderam ao pedido de retirada, mas ele foi agressivo com os guardas, que precisaram usar a força.

A prefeitura informou ainda que o homem chegou a morder um dos agentes e tentou pegar o armamento dele. Além do desacato, ele também foi detido por causa dessa agressão e da ameaça ao agente público.

As imagens gravadas pelos moradores não mostram essa confusão na saída dos banhos. Um dos vídeos mostra o homem sendo contido por dois guardas, enquanto a população assiste à situação. É possível perceber nas imagens que o homem estava agitado e chegou a cair no chão.

Homem é agredido e leva mata-leão de guarda municipal na Bahia, após se recusar a cumprir decreto municipal da pandemia — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Homem é agredido e leva mata-leão de guarda municipal na Bahia, após se recusar a cumprir decreto municipal da pandemia — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Nesse momento ele foi agredido com socos e o golpe de mata-leão. Também na gravação é possível ouvir um homem incentivar as agressões do guarda-municipal: “Dá murro, dá murro mesmo”, disse ele.

O segundo vídeo já mostra o homem algemado no chão, dentro de um estabelecimento. O guarda municipal e o homem discutem e se provocam.

Por meio de nota pública, a Guarda Civil Municipal (GCM) de Tucano informou que vai abrir uma sindicância para apurar a situação, mas defendeu a ação do agente. Disse que o caso foi registrado na delegacia e provas foram apresentadas.

Ainda não há detalhes se o homem permaneceu preso, ou se foi ouvido e liberado. A GCM informou também que os agentes que participaram do ocorrido são capacitados e possuem grande experiência na atividade, com mais de 10 anos de profissão. Veja a nota completa abaixo:

Nota pública da Guarda Civil Municipal de Tucano, após agente agredir homem na Bahia — Foto: Reprodução/Guarda Civil Municipal de Tucano
Nota pública da Guarda Civil Municipal de Tucano, após agente agredir homem na Bahia — Foto: Reprodução/Guarda Civil Municipal de Tucano

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui