Prefeitura de Tucano retoma atividades da Biblioteca Pública José Penedo

Foto: Reprodução ; Secom - Tucano, BA

Após passar por um período de preservação e reestruturação, a Biblioteca Pública José Penedo está reaberta para a população. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, retomou as atividades, neste primeiro momento, para consulta pública.

Com o funcionamento de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h, a Biblioteca disponibiliza um acervo com cerca de 4 mil exemplares, para uma boa leitura no espaço.

Em parceria com a Fundação Pedro Calmon, o acervo também passará pelo tombamento em um sistema de arquivos, bem como a formação dos funcionários.

Além de todo o preparo, a Biblioteca Municipal acolherá doações de obras, que serão avaliadas, tratadas e catalogadas para ampliar e atualizar o acervo.

“Estamos dando mais um passo importante para a formação cultural e intelectual dos nossos munícipes. O acervo é bem rico de informações e contamos com a presença de todos”, disse o Prefeito Ricardo Maia.

A Secretaria Gerusa Araújo ressaltou a importância da reabertura da unidade cultural e revelou que tem diversos projetos que serão realizados.

“A biblioteca é um espaço que faz parte da nossa história, um prédio antigo, e que foi revitalizado pelo atual governo e que parte também aqui da nossa Secretaria Municipal de Educação. Nós temos diversos projetos para serem realizados e que realmente ela possa trazer momentos de leitura e contato com a literatura”, ressaltou.

O Mestre em História, André Carvalho, gestor administrativo da Biblioteca, afirma que a reabertura da Biblioteca contribuir com o processo educacional dos munícipes.

“É um misto de felicidade e sensação de dever cumprido. Sabemos que ainda há muito trabalho a fazer, mas com todo suporte da gestão e da secretaria de educação iremos em breve está em pleno funcionamento”, disse.

A Biblioteca, que já foi Casa de Câmara e cadeia municipal, foi construída no período da Emancipação do município em 1837. No final do século XIX e no início do século XX, foi reformada e passou a ser a Prefeitura Municipal, até sua transferência para a sede atual.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui